Se você pretende buscar tratamento ortodôntico para a correção dos dentes deve estar curioso para saber quais serão suas opções de aparelhos.
Em alguns casos você poderá optar entre diferentes tipos de aparelhos, mas dependendo da correção que seus dentes precisam você deverá ouvir a sugestão do dentista que conduz o tratamento.
Agora é a hora de você conhecer 6 tipos de aparelhos e descobrir para que serve cada um!
Tipos de aparelhos para correção dos dentes
1. Aparelho fixo
O aparelho fixo é um dos mais usados em tratamentos ortodônticos, ele é composto de bandas, arcos ortodônticos e bráquetes. Ele é feito em aço inoxidável e além de versátil é resistente. Existem 2 tipos:
- Metálico: você com certeza já viu alguém usando esse aparelho que é muito popular entre adolescentes, já que seus braquetes podem ser personalizados de acordo com a cor que o paciente escolher. Além disso, os braquetes podem ser de metal, plástico ou porcelana.
- Estético: esse tipo é justamente para aqueles que querem dar um ar mais discreto na hora de fazer o tratamento dentário, nesse caso, os braquetes podem ser de porcelana, policarbonato ou safira em cores claras, que mal aparecem.
- Autoligável: nessa opção os braquetes não precisam de borrachas para prender os arcos ortodônticos, tornando-o uma opção mais discreta ainda. O tempo de tratamento com ele pode ser menor e mais confortável em relação aos anteriores.
2. Aparelho móvel
É uma opção comumente usada para tratamentos em crianças e adolescentes que possuem a arcada inferior recuada ou mordida aberta.
O objetivo dele é direcionar o desenvolvimento dos dentes e dos ossos maxilares, normalmente ele é feito em um formato específico para atender o problema de cada paciente. Pode ser usado também, após o tratamento com aparelho fixo.
Qual caso o Aparelho Ortodôntico pode tratar? Será que é o seu? Descubra em nosso infográfico!
3. Placas invisíveis
Os alinhadores transparentes são os queridinhos da vez entre os tratamentos de correção para adultos – ele não serve para todo tipo de tratamento e apesar de seu custo alto apresenta inúmeros benefícios.
Além de ser imperceptível, ele pode ser retirado para escovar os dentes, praticar esportes, fazer refeições, o que não gera restrição alimentar de nenhum tipo.
4. Aparelho lingual
Esse aparelho é semelhante ao fixo, a diferença está na sua localização, ele fica na parte interna dos dentes, por isso, ele também é chamado de aparelho invisível. Ele requer mais cuidados e higiene constante, por isso não é recomendado para crianças.
5. Aparelho extrabucal
Não é um aparelho muito utilizado devido a sua natureza indiscreta e é indicado para casos muito específicos em crianças que precisam controlar o crescimento da arcada dentária superior. Ele é externo e fica para fora da boca. Ele evita a extração de dentes e até procedimentos cirúrgicos.
6. Contenção
A contenção é usada na parte final de um tratamento de correção dental. Após o tratamento as fibras periodontais e ósseas podem querer voltar ao seu local original, para evitar isso podem ser usadas contenções fixas ou móveis na face interna dos dentes, ou seja, não é perceptível.
Agora você já conhece todos os tipos de aparelhos e pode indicar para seu dentista os seus preferidos!